ERA TINHA FOI É – PLURAL FILMES

Produzido em 2013 pela Plural Filmes, “Era Tinha Foi É” é um documentário realizado em 13 episódios de 26 minutos cada que conta a vida, a trajetória e a repercussão do trabalho de Gilberto Amaro do Nascimento, o Giba Giba.

Cantor, compositor e instrumentista, Giba Giba foi um percussionista reconhecido nacionalmente por popularizar o “sopapo”. Trata-se de um instrumento de percussão de grandes dimensões que ele teria aprendido a tocar ainda criança, em Pelotas, sua cidade natal. Único instrumento de percussão criado efetivamente no Rio Grande do Sul, o sopapo de Giba Giba notabilizou-se tanto pelo tamanho quanto por sua presença no cancioneiro gaúcho.

Em 1993, com o disco Outro Um, Giba Giba venceu o Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor Disco e Melhor Compositor. Com músicas regravadas por nomes como Vitor Ramil e Kleiton e Kledir, compôs inclusive em guarani, na faixa Tassy de Outro Um. Giba Giba também foi fundador na década de 60 da primeira escola de samba de Porto Alegre, a Praiana.

Mestre Griô Giba Giba foi pesquisador da musicalidade afro-brasileira e reconhecido como um expoente fundamental da cultura negra no Rio Grande do Sul. Giba Giba morreu em 2014, aos 77 anos. No documentário produzido para a série Visceral Brasil – as veias abertas da música, disponível no Canal Curta, pode-se conhecer melhor a história deste compositor fundamental para o Rio Grande do Sul.


Série: Visceral Brasil | 13 Episódios de 26 Minutos.
Gênero: Documentário.
Diretor: Marcia Paraiso.
Duração: 26 min.     Ano: 2013.     País: Brasil.   
Sinopse: Momentos com Giba Giba, um dos grandes nomes da cultura negra do Rio Grande do Sul, percussionista e divulgador do tambor de sopapo – entre os amigos músicos, relembrando a amiga Elis Regina, a criação da primeira escola de samba de Porto Alegre, e a raiz, a base: a relação com a cidade de Pelotas, considerada pelo artista como um “berço criativo”. Giba Giba faleceu no início de 2014. 
Classificação indicativa: Livre.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s