CANTATA SETE POVOS, DE RAUL ELLWANGER

Lançada pelo cantor e compositor Raul Ellwanger no segundo semestre de 2019, a Cantata Sete Povos é suíte composta para voz e pequena orquestra que procura reviver a memória dos índios guarani e jesuítas que conviveram nos Sete Povos da Missões Orientais do Rio Uruguai entre os sécs. XVII e XVIII, até seu declínio final na rebelião liderada por Sepé Tiaraju contra o Tratado de Madri e os exércitos das coroas portuguesa e espanhola.

O cantor, que em entrevista concedida ao Nonada Cultural afirmou que ser brasileiro muitas vezes é “padecer sem motivo num possível paraíso..”, parece ter encontrado nos antecedentes históricos e povos originários um instinto de nacionalidade capaz de enfrentar as dificuldades do tempo presente. Mas a sua cantata é, para além de um projeto musical evocativo, um trabalho feito para educar e instruir de forma didática a experiência (ainda utópica) guarani e reconstituir os momentos cotidianos das reduções e também os momentos cruciais dessa história fundante da relação entre os povos ameríndios e colonizadores.

Disponível para download em seu website pessoal e redes sociais, a cantata está disponível em arquivos para baixar-imprimir-tocar.

Ouça o disco no YouTube

Raul Ellwanger é compositor, letrista, arranjador, cantor, produtor musical e ativista cultural, natural de Porto Alegre, Brasil, Raul Ellwanger tem doze discos gravados e mais de 200 canções registradas por importantes intérpretes, como Elis Regina, Beth Carvalho, Mercedes Sosa, Fafá de Belém, Raul Porchetto, Renato Borghetti e León Gieco. Com canções gravadas em castelhano, alemão, italiano, francês e catalão, conta com parcerias de Paulinho Tapajós, Ferreira Gullar, Jerônimo Jardim, Pery Souza, Washington Benavidez, Mário Quintana e com versões de Pablo Milanês, Raul Porchetto, León Gieco, Tarrago Ros e Alfredo Zitarrosa. Acesse aqui o site do artista.

OUTRAS MÍDIAS

1 comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário