O SOM DO SUL, DE HENRIQUE MANN

O Som do Sul, trabalho enciclopédico do compositor, produtor e escritor Henrique Mann, está desde julho deste ano inteiramente disponível para consulta na internet. Dividido em 30 fascículos que contam a historia da música produzida no Rio Grande do Sul e reúnem o trabalho de jornalistas e pesquisadores que colaboraram com a edição dos volumes, além dos próprios músicos. Os interessados em conhecer a música produzida no Rio Grande do Sul ganham uma obra de referência fundamental que reflete um contexto abrangente, não se restringindo a um estilo ou preferência musical, mas a todo universo musical praticado no estado.

Publicado inicialmente em 2002, o trabalho de pesquisa e confecção dos fascículos levou mais de uma década de elaboração e, de acordo com Mann, teve origem na dificuldade que ele próprio encontrava para localizar com facilidade informações a respeito dos compositores e cantores gaúchos. Dificuldade essa totalmente debelada pela extensão e tratamento dispensado à confecção dos verbetes que corporificam a história da música gaúcha desde os primeiros registros do século XX chegando à contemporaneidade.

Além de disponibilizar na íntegra os fascículos da coleção, Mann pretende prosseguir o trabalho, talvez transformando-a num projeto wiki colaborativo e que agregue ainda mais biografias ao conteúdo da enciclopédia. Trata-se de adaptar seu conteúdo inicial e aproveitar o potencial das tecnologias de informação que, à época da primeira edição, ainda não estavam disponíveis.

Dos músicos regionalistas e urbanos da era do rádio, passando pela insurgência do rock gaúcho, pelo fenômeno nativista e pela música popular gaúcha e sua diversidade de nomes, Som do Sul é um trabalho de consolidação sem muito paralelo. O projeto inicialmente contou com recursos obtidos via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da CEEE. O trabalho foi premiado com o Açorianos de música e de literatura. Mas o principal, de acordo com entrevista que Mann concedeu ao Jornal do Comércio, foi o engajamento dos artistas ao projeto com a cedência de entrevistas, partituras, depoimentos e imagens exclusivas.

O resultado de todo esse trabalho pode agora ser acessado diretamente no website do pesquisador, através do link a seguir (detalhe especial para o espaço reservado para futuras publicações. É o que se precisa para saber que o projeto continua em atividade e que em breve será ampliado):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s