‘O OUTRO LADO DA PONTE’, DE VERA IONE MOLINA
Por Neusa Demartini
Com um belo e envolvente booktrailer a escritora Vera Ione Molina Silva preparou, após alguns anos, o lançamento virtual da sua novela O outro Lado da Ponte. Escrita e terminada há mais de 20 anos, em 1997, ficou guardada até ser relida e aprovada sua publicação digital pela autora. Agora, Vera Ione nos brinda, por primeira vez, com diagramação e edição seguindo a tendência atual para atingir o grande público: a mídia digital. Vera apresenta uma trama muito bem escrita, eis que também é do mundo das Letras e das revisões, com um texto surpreendente.
As 40 anos, já bem situada na literatura, a autora escrevia livros infantis e participava de coletâneas de poesias e contos quando iniciou esta novela em 1993. Hoje reúne uma vasta coleção de obras publicadas incluindo mais de uma dezena de livros individuais e outros tantos em antologias. Também podemos contar que Vera Ione esteve na lista de finalistas em diversos prêmios nacionais, regionais e até binacional (Uruguai e Brasil).
Sobre a novela, o que me despertou a curiosidade foi a forma como Vera apresenta suas personagens tanto femininas quanto masculinas. Não há muitos detalhes sobre suas histórias de vida. Elas começam na trama apresentada, cada uma na sua vez. Não são muitas as personagens, onde as femininas iniciam sua entrada no enredo, seguido por um homem. Aos poucos, o elenco vai aumentando, mas não muito, o que caracteriza a novela. Nos entremeios de protagonismos às vezes a dois e, outras, a três, fui tendo a impressão de que ia se trançando algum desfecho bem forte, como o laço e a boleadeira que o gaúcho do Pampa costuma preparar. Aquele conjunto que necessita para a sua lida no campo, feito com cordas finas de couro curtido que, entremeados em trança, ganham força para aguentarem os golpes e os augúrios do tempo no sul, seja no interior ou na capital. Sem dar spoiling, recomendo, com entusiasmo, O outro Lado da Ponte. Minha atual leitura.
🛒 Clique e encomende o seu exemplar