Por Cleber Pacheco
Uma das grandes qualidades do romance Os Varões Assinalados do escritor gaúcho Tabajara Ruas é de evitar o ufanismo e, ao mesmo tempo, não cair no outro extremo, isto é, num revisionismo cético e pessimista. A narrativa se equilibra perfeitamente bem ao criar personagens que se debatem entre os conflitos humanos e a capacidade de agir com heroísmo.
Figuras históricas desfilam pelo livro ganhando complexidade, ficando bem distantes da caricatura e do exagero. Eles pensam, agem e reagem como pessoas comuns, mas capazes de ir além de si mesmos e suas ações ganham peso, significado e consequências que afetam todos à sua volta, incluindo aí o estado e a nação. Por isso mesmo acabam se destacando dos demais, Suas vidas carregam uma carga que abrange a coletividade, suas decisões não podem ser aleatórias, cada ato está sempre marcado pelo sentido que dão à vida : projetos, ideais, expectativas, sucessos e fracassos.
Devemos salientar a força e a beleza literária com que os momentos de luta, de batalha são narrados e descritos, conferindo ao romance grande voltagem dramática : “ O choque foi antes do que esperava e mais forte do que esperava. A espada tornou-se leve. O zaino chocou-se contra o malhado do inimigo ruivo. Os animais relincharam de dor e susto. O dólmã aberto do inimigo mostrava um peito branco, liso, onde apontava costelas : frágil.” Misto de fragilidade e grandeza, a luta travada entre os dois lados é o reflexo dos conflitos internos e externos de todos os envolvidos. Não há vilões grotescos ou mártires próximos à santidade, há, isto sim, o entrelaçamento de vida pessoal e social ganhando relevo num conflito de grandes proporções.
Uma pesquisa minuciosa fornece a base consistente que o texto necessita, conferindo-lhe perfeito equilíbrio entre o histórico, o mitológico, o imaginário. A narrativa flui com intensidade, tornando-se cada vez mais interessante à medida que a história avança, fazendo assim com que a leitura não se torne apenas agradável, mas envolvente e cativante. O leitor mergulha num mundo repleto de vitalidade, paixão, perigo e gestos que podem transformar, de um momento para outro, a existência de todos os envolvidos.
Muito bem estruturado em sua totalidade, Os Varões Assinalados revela a maturidade da literatura do Rio Grande do Sul, conferindo-lhe um marco importante ao mesclar regional e universal, numa tradição que teve destaques como João Simões de Lopes Neto e abre as portas para as novas gerações de escritores. Por tudo isso e muito mais, é livro fundamental na literatura brasileira.

