‘ESTES QUE TÊM FUTURO BASTANTE’, DE JULIANA MEIRA

Por João Antônio Soares Neto

Pela segunda vez trago, por convite do editor, recomendação para a edição especial da revista Sepé. Voltarei a recomendar livros de poesia, como fiz na edição retrasada ao indicar os dois tomos da poesia traduzida de Emily Dickinson por Adalberto Müller. Nesta edição de agora, fico mais perto, aqui mesmo no Rio Grande do Sul, onde muitos poetas procuram publicar e tornar conhecida sua obra. Detenho-me no nome da poeta Juliana Meira, especialmente em seu mais recente livro, Estes que têm futuro bastante, publicação da editora Bestiário no ano de 2023.

De pronto, parece tratar-se de um livro escrito num fôlego só, mas basta deter-se um pouco a cada poema para perceber-se que, na verdade, é um livro de longos respiros e isso se refere tanto à poeta como aos leitores. Não é possível vencê-lo numa leitura apressada ou numa lógica de encadeamentos. É preciso, por outro lado, inspirar aqueles momentos de contemplação espontânea como quem nota a aparência do mundo e de sua natureza por insinuações discretas de uma poeta muito segura de sua dicção e que pouco se dedica a efeitos arrebatadores.

A poesia que se encontra neste livro é um esforço de distanciamento da poeta em relação aos seus motivos e, por essa razão, eles parecem tão independentes e autônomos a ela mesma. Mesmo assim, tanto pela estética que se conforma em seus versos quanto pela linguagem direta de que Juliana se vale, é impossível não perceber-se a unidade do livro e da obra nele contida. É como um cerne inviolável de uma poeta que não cede à facilidade da emoção e controla seu verso com maestria.

Em época que proliferam títulos e a escrita poética até certo ponto se banaliza na disseminação massiva e malformada das redes sociais, minha sugestão aos leitores que gostam de boa poesia é que conheçam o excelente livro da Juliana. E que tratem de aproveitá-lo, pois é justamente disso que se trata.

Leia mais do autor em Sepé.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *