‘TRAVESSIA, A HISTÓRIA DE AMOR DE GIUSEPPE E ANITA GARIBALDI’, DE LETICIA WIERZCHOWSKI

Por Catia Schmaedecke

“(…) O poncho branco, franjado, sacudia ao redor do seu corpo no alto do imenso promontório onde ficava o farol do Cabo Espartel. Seu perfil grego dava-lhe ares de estátua; ele lá em cima, a imagem da solidão enclausurada no vento.”(Giuseppe/pag.11)

“Eu era apenas mais uma de tantas, e as nossas pegadas se perdiam nos pátios, quintais, quartos de serviço, nas salas finas e nos corredores das casas humildes.”

“Vocês sabem de mim o que lhes foi contado, nem uma única palavra minha. Giuseppe me deu alguma voz. Giuseppe, meu José.” (Anita/pág.42)

No último livro da trilogia “A casa das sete mulheres”, Leticia Wierzchowski nos traz, como não podia deixar de ser, o herói de dois mundos amadurecido. Uma vida inteira dedicada à frente dos combates o coloca em Tanger, na costa marroquina. Exilado e sentindo-se sozinho, o italiano Giuseppe Garibaldi mergulha em lembranças do passado, revivendo os tempos de lutas no Brasil, no Uruguai e na Itália.  

Ele passa, então, a escrever sobre as suas memórias.

De meia idade e adoecido, as recordações ao lado de seu grande amor, a brasileira Ana Maria de Jesus Ribeiro, chamada por ele, carinhosamente, de Anita, ganham força em determinados momentos do exílio, quando ela já é falecida.

A autora entrega aos leitores o primoroso trabalho de pesquisa, para encerrar a trajetória de Garibaldi neste intenso romance histórico de 542 páginas. Estabelece, com maestria, a voz narradora à Anita que, por sua vez, apresenta os seus pensamentos, verbalizando os sentimentos mais profundos. Anita, a mulher muito à frente de seu tempo, ganha voz e, finalmente, faz-se conhecer.

Leticia produz, ainda, o místico, surpreendendo ao colocar outro narrador como uma divindade da mitologia grega para aplacar, de modo brilhante, o sofrimento dos personagens. E conduz os leitores por uma linda e inusitada versão da história.

A autora escreve com muita naturalidade, e transmite aos leitores o seu incrível dom de emocionar. Para mim é excelente, e confesso que lágrimas rolaram, assim como nos dois livros anteriores.

Completa, a trilogia de Leticia Wierzchowski é de um valor histórico ficcional inestimável.

Os três livros que compõem a trilogia são:

“A Casa das sete mulheres” (televisionada como série, pela Rede Globo)

“Um farol no Pampa”

“Travessia – a história de amor de Giuseppe e Anita Garibaldi”

Leia mais da autora em Sepé.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *